sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dieta vegetariana


A dieta vegetariana exclui qualquer alimento que esteja associado ao sacrifício de vidas animais para servir como alimentação.

Se bem planejada e adequadamente acompanhada por um profissional especializado, a dieta vegetariana é considerada muito saudável, pois apresenta menor quantidade de gorduras saturadas e colesterol do que a dieta onívora (que inclui carnes e outros produtos animais), podendo, dentre outros benefícios, contribuir para a prevenção de doenças do coração. 

Estudos mostram que os vegetarianos apresentam menores frequências de hipertensão arterial e de doença isquêmica do coração em comparação com os onívoros, com idade e peso semelhantes.

Apesar de não consumirem carnes, alguns vegetarianos ingerem leite, seus derivados e ovos.

Assim, existem diferentes tipos de dietas vegetarianas:

- Ovolactovegetariana: inclui leite, derivados e ovos;

- Lactovegetariana: inclui leite e derivados;

- Vegetariana estrita (ou vegana): exclui todos os tipos de produtos de origem animal.


É importante destacar que se a dieta vegetariana não for balanceada, pode levar a deficiência de calorias, gorduras, proteínas e minerais. Por este motivo, é sempre necessário manter acompanhamento profissional quando se adota este padrão alimentar (DE BIASE et al., 2007; TEIXEIRA et al., 2007).

Hoje, com o aumento de adeptos ao vegetarianismo, tem crescido a oferta de produtos destinados a este público, sendo desenvolvidas diversas receitas sem o uso de carnes, mas que atendam às necessidades nutricionais das pessoas, sem deixar de lado o sabor dos alimentos.

Segue um exemplo: Receita de Assado de Grão de Bico.

O grão de bico é um alimento do grupo das leguminosas, assim como o feijão, a lentilha, a ervilha e a soja. Apresenta importante teor de proteínas, minerais, sobretudo ferro, e fibras. Possui baixo teor de fatores anti-nutricionais (que podem causar flatulência), apresentando boa digestibilidade. Além disso, estudos apontam que as proteínas contidas no grão de bico apresentam o melhor valor nutricional em comparação com as demais leguminosas (FERREIRA et al., 2006).


Assado de Grão de Bico

Ingredientes:
1 xícara (chá) de trigo para quibe
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
Suco de 1 limão
2 xícaras (chá) de grão de bico cozido e amassado
1 cenoura média ralada
1 caixinha de Creme de Leite light
2 colheres (sopa) de folhas de hortelã picadas
Pimenta calabresa a gosto
Sal a gosto (usei ½ colher de chá)
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 colher de sopa de linhaça
Azeite para untar e mais um pouco de linhaça para decorar

Modo de Preparo:
Colocar o trigo para quibe em um recipiente e cobrir com água. Deixar de por 40 minutos. Escorrer a água e misturar o trigo com os demais ingredientes.
Colocar a massa em um refratário untado com azeite. Polvilhar um pouco de linhaça por cima.
Pré-aquecer o forno por 10 minutos (180°C).
Levar a massa para assar até dourar (cerca de 30 minutos).
Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de cortar.



Receita baseada em: http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/Quibe_de_grao-de-bico_e_cenoura.aspx


Referências:
DE BIASE, Simone Grigoletto et al . Dieta vegetariana e níveis de colesterol e triglicérides. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo,  v. 88,  n. 1, jan.  2007 .
FERREIRA, Andréa Cristina Penati; BRAZACA, Solange Guidolin Canniatti; ARTHUR, Valter. Alterações químicas e nutricionais do grão-de-bico (Cicer arietinum L.) cru irradiado e submetido à cocção. Ciênc. Tecnol. Aliment.,  Campinas,  v. 26,  n. 1, mar.  2006 .
TEIXEIRA, Rita de Cássia Moreira de Almeida et al . Risco cardiovascular em vegetarianos e onívoros: um estudo comparativo. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo,  v. 89,  n. 4, out.  2007 . 



Nenhum comentário:

Postar um comentário