domingo, 3 de fevereiro de 2013

Manteiga X Margarina


Manteiga ou Margarina, eis a questão!

Antes de expor minha opinião sobre o assunto, primeiro, é importante definir as diferenças entre os dois produtos.

A manteiga é um produto de origem animal, sendo produzida a partir da gordura do leite. 

Já a margarina, é produzida a partir da esterificação de óleos vegetais. Em outras palavras, para produzir a margarina são utilizados óleo vegetais que passam por processos químicos, que fazem com que estes fiquem sólidos.

Por serem de origens diferentes, a manteiga e a margarina apresentam composições de nutrientes também distintas.

Como visto no gráfico abaixo, a manteiga apresenta maior quantidade de calorias, de gorduras totais e de gordura saturada (que aumenta o risco de problemas do coração) do que a margarina. 

Além disso, possui colesterol, o que não é observado na margarina (é importante destacar que TODOS OS PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL NATURALMENTE NÃO POSSUEM COLESTEROL!).

Fontes: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - TACO (UNICAMP, 2006)  e rótulos. 

Observa-se também que a quantidade de calorias e gorduras da margarina light é menor do que a da margarina comum e da manteiga.

Então, a partir destas informações, qual o produto mais indicado para seu consumo?

Mas espere aí, porque esta resposta parece fácil, mas na verdade não é!

Isto porque durante muitos anos as margarinas apresentavam em sua composição as famosas gorduras trans, que comprovadamente causam mais malefícios à saúde do que as gorduras saturadas!

Assim, se tornou uma questão complicada escolher entre a manteiga, rica em colesterol e gordura saturada, e a margarina, que embora não apresente colesterol, continha a temida gordura trans.

Porém, com o avanço nos estudos sobre os problemas que a gordura trans poderia causar à saúde, muitas marcas de margarinas passaram a modificar seu processo de produção, excluindo as gorduras trans das fórmulas das margarinas.

Mesmo com estas mudanças, muito ainda se discute sobre o tipo de óleo que passou a ser utilizado neste novo processo de produção, o qual também traria riscos à saúde.

Desta forma, ainda se observa grande debate entre os profissionais de saúde sobre o assunto: "Qual produto utilizar: manteiga ou margarina?".

Uns afirmam que a manteiga seria mais indicada, outros defendem a margarina....

Bem, a minha opinião é que a margarina light seria a melhor opção. 

Mas é importante ressaltar que mesmo sendo light, seu consumo deve ser limitado, uma vez que pode contribuir para o aumento da quantidade de calorias da dieta, além de ser um produto extremamente processado. 

Minha opinião é concordante com o estudo de Scherr & Ribeiro (2010), realizado com produtos comercializados no Brasil. 

Para mais informações sobre o assunto indico:

- SCHERR, Carlos; RIBEIRO, Jorge Pinto. Gorduras em laticínios, ovos, margarinas e óleos: implicações para a aterosclerose. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo,  v. 95,  n. 1, jul.  2010 . 

- Guia Alimentar para a População Brasileira. http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/05_1109_M.pdf. Diretriz 6 - página 85.

- I DIretrIz sobre o Consumo de Gorduras e saúde Cardiovascular. http://www.arquivosonline.com.br/2013/10001/pdf/Gorduras_e_Saude_Cardiovascular.pdf. 

Este documento é muito interessante. Foi publicado este ano!


Este post foi uma sugestão de uma grande amiga: Nathália Cerqueira. Espero que tenha esclarecido sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário