domingo, 27 de janeiro de 2013

Alimentos regionais brasileiros

O Brasil é um país com dimensões continentais e em cada parte deste grande país podemos encontrar hábitos de vida, inclusive hábitos alimentares, muito distintos.
A culinária de cada região guarda importantes e singulares tradições de seu povo, que aprendeu a utilizar os ingredientes vindos da terra local nas mais diferentes e saborosas preparações.
Com o processo crescente de industrialização no Brasil, aos poucos a culinária regional foi perdendo força em contraponto ao aumento do consumo de produtos enlatados, fast foods e bebidas prontas.
No entanto, nos últimos anos, vem ocorrendo um movimento contrário, em que a valorização dos hábitos regionais assume maior relevância, merecidamente.
Em 2002, o Ministério da Saúde publicou o documento "Alimentos regionais brasileiros", cujo conteúdo aborda os ingredientes tipicamente empregados nas cinco regiões do Brasil. Traz informações sobre a origem, os pratos em que são utilizados, bem como algumas receitas interessantes.
Vale muito a pena dar uma olhada!
Segue o link: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/alimentos_regionais_brasileiros.pdf



Além disso, segue a receita que preparei com o  feijão-de-metro, ou feijão-verde como é conhecido em algumas localidades. É um alimento tipicamente consumido na região Norte do Brasil, sendo considerado uma boa fonte de fibras e ferro do tipo não-heme (para mais informações: página 44 do documento acima).

Farofa de feijão-de-metro:

Ingredientes:

- 500 g de feijão-de-metro
- 500 g de farinha de mandioca (nesta receita utilizei farinha de soja, ficou excelente!)
- 1 cebola picada
- 1/2 pimentão verde picado
- 1/2 pimentão vermelho picado
- 1 colher de sopa de óleo de canola
- 1/2 xícara de cebolinha picada
- 1 dente de alho picado
- Sal a gosto
- Pimenta dedo de moça a gosto (sem as sementes)

Modo de preparo:

Cozinhar o feijão na água com sal (não é necessário cozinhar na panela de pressão). Após cozinhar, escorra a água e reserve. Refoque com o óleo de canola, a cebola, os pimentões, o alho e a pimenta.  Após refogar por um tempo, acrescentar a farinha.


Observação: esta receita pode ser feita também com feijão Andu (ou Guandu). Fica muito boa também!



Nenhum comentário:

Postar um comentário