sábado, 23 de agosto de 2014

Chips de Batata Baroa

Essa receita de Chips de Batata Baroa vi no programa "Socorro" Meu filho come mal" do GNT. É um programa bastante interessante que mostra estratégias bem legais para ajudar na melhoria dos hábitos alimentares de crianças e adolescentes.

A batata baroa faz parte do grupo das raízes e dos tubérculos, que são alimentos ricos em carboidratos, assim como a batata inglesa, a batata doce, a mandioca, o inhame e o cará. Portanto, estes alimentos não são legumes, mas sim, têm características nutricionais semelhantes ao pão, macarrão, arroz, fubá, etc., e por isso, são alimentos considerados fontes de energia para o organismo.

A batata baroa pode ser utilizada como substituta da batata inglesa em diversas receitas, pois resulta em preparações com aspecto semelhante, porém, com a vantagem de apresentar menor teor de carboidratos, e maior quantidade de fibras, de minerais e principalmente de retinol (precursor da vitamina A).

A receita de hoje de Chips utiliza a baroa e é preparada no forno ao invés de ser frita, o que reduz significativamente a quantidade de gordura da preparação.

O sabor, na minha opinião, é mais gostoso do que o Chips de batata inglesa, além de ficar bastante crocante!

Experimente!

Chips de Batata Baroa

* Ingredientes:
1 batata baroa média
1 fio de Azeite de oliva extravirgem
Sal a gosto (pouco, para evitar o consumo excessivo de sódio)

* Modo de preparo:
Lavar bem a batata baroa e descascá-la. Com o descascador ou com uma faca de legumes, cortar a baroa em rodelas finas. Untar uma assadeira antiaderente com um fio de azeite e espalhar por todo o recipiente. Dispor os chips lado a lado. Não colocar um em cima do outro, pois precisam estar separados para assar completamente. Acrescentar o sal. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos.
Observação: para cortar a batata, o que achei que deu mais certo foi cortar com a faca mesmo. O tempo para assar pode variar de forno para forno. Assim, é necessário ficar atento para que os chips não queimem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário