quinta-feira, 16 de maio de 2013

Receita Express: "Chocolate" quente light

É só começar o frio que logo queremos uma bebida quentinha, não é mesmo?

O problema é que na grande maioria das vezes essas bebidas são ricas em açúcares e gorduras, como alguns tipos de capuccinos e os chocolates quentes, que frequentemente vêm acompanhados por cremes.

Porém, existem diversas opções mais saudáveis e que podem da mesma forma nos deixar mais aquecidos nesse outono-inverno. 

Opções sempre bem vindas são o café e o chá. Mas, é importante ter atenção na quantidade de açúcar utilizada, preferindo, sempre que possível, o adoçante, para não consumir calorias em excesso.

Além disso, no caso de pessoas que têm dificuldades para dormir é importante evitar o consumo de café, chá mate e chá preto à noite, pois podem interferir no sono.

Outra opção é o leite quente, sendo que a dica é preferir o desnatado. O leite pode ser saborizado, por exemplo, com canela, mel, ou cravo, que fica uma delícia.

Mas se o seu preferido é o chocolate quente, não se preocupe, que para tudo na vida tem um jeito, até mesmo beber um chocolate quente delicioso, mas como bem menos calorias.

Esta é a receita express de hoje: "Chocolate" quente light! Na receita é utilizado, em substituição ao chocolate ou achocolatado em pó, o cacau em pó, que não apresenta açúcar em sua composição e confere um gostinho mais amargo à preparação. Além disso, é rico em antioxidantes! 

Mas atenção, o cacau reduz a absorção do cálcio do leite. Assim, não é recomendado seu consumo junto ao leite como rotina, e sim, esporadicamente.

Não perca essa receita! 

"Chocolate" quente light

* Ingredientes:
- 1 xícara de chá de leite desnatado
- 1 colher de chá de cacau em pó
- Canela em pó a gosto (na receita usei 1/4 de colher de chá)
- Adoçante de sua preferência (utilizei 6 gotas de Ciclamato e Sacarina)

* Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e leve ao microondas (o tempo irá variar conforme o aparelho. Nesta receita deixei por 90 segundos). Beba em seguida. 

Para compor um lanche, biscoitos ou pães integrais seriam boas opções.



Outra dica dada pela amiga e também nutricionista Mariana Carvalho é utilizar a alfarroba em pó em substituição ao cacau!

Como podem ver, opções mais saudáveis não faltam!!! 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Bolo integral de abacaxi

Segue mais uma opção mais saudável de bolo...

É uma adaptação do clássico bolo de abacaxi com calda, que todo mundo adora!

Experimente você também essa receita!


Bolo Integral de Abacaxi

* Ingredientes:

- Para fazer a massa:
2 ovos
2 colheres de sopa de margarina light
3/4 de xícara de chá de açúcar mascavo
1/3 xícara de chá de farinha de trigo comum
2/3 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de farelo de trigo
3/4 de xícara de chá de amido de milho
2/3 de xícara de chá de leite desnatado frio
1 colher de sobremesa cheia de fermento químico em pó
1 colher de sobremesa cheia de essência de baunilha


- Para fazer o caramelo:
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de água filtrada
8 fatias de abacaxi


* Modo de preparo:
Para fazer o caramelo, juntar o açúcar mascavo e a água e levar ao fogo até formar uma calda mais fina. Reservar. Para a massa, bater as claras em neve e reservar. Em outro recipiente, misturar as gemas, a margarina light e o leite desnatado. Em seguida, acrescentar aos poucos o açúcar, as farinhas, o farelo e o amido de milho. Acrescentar a essência de baunilha e o fermento. Após formar uma massa homogênea, acrescentar as claras em neve, misturando delicadamente. Para a montagem do bolo, colocar a calda reservada no fundo de uma forma (de preferência antiaderente), em seguida, dispor as fatias de abacaxi, de forma que cubram a maior parte do fundo da forma. Depois, colocar a massa por cima e levar ao forno pré-aquecido a 160°C até dourar. 
Dica: não deixe o bolo dourar por muito tempo, pois se isso acontecer pode fazer com que a calda queime.
Retire do forno e espere esfriar um pouco para desenformar.


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tapioca Nutritiva

Dizem que a tapioca está na moda!

Se realmente está, eu não sei! O que sei é que sempre foi um dos meus alimentos favoritos, mas que eu comia muito raramente, somente quando viajava para o nordeste, ou quando alguém que ia, trazia a farinha de tapioca como encomenda! :)

Porém, agora está tudo mais fácil! Já é possível comprar a farinha de tapioca em BH, inclusive já hidratada, pronta para ir ao fogo.

E utilizando essa farinha hidratada é que preparei a receita de hoje: Tapioca Nutritiva.

É uma receita interessante, pois além de ser uma delícia, são utilizados legumes e verduras ao invés dos recheios comumente gordurosos que são usados nas tapiocas tradicionais.

Segue a receita!

Tapioca Nutritiva

* Ingredientes (para 1 porção):
- 1/2 xícara de chá de farinha de tapioca hidratada
- 1 colher de sopa de cream cheese light
- 2 rodelas de tomate
- 3 folhas de rúcula picadas
- 1 folha pequena de acelga picada
- 1 colher de sopa de cenoura ralada
- 3 pimentas biquinho picadas
- Alho desidratado, salsinha, cebolinha e orégano a gosto
- 1 fio de azeite de oliva extra virgem

* Modo de preparo:
Esquentar bastante uma frigideira (de preferência anti-aderente). Quando estiver bem quente, colocar a farinha de tapioca formando um disco. Aquecer de um lado (a farinha ficará unida, assim, será possível virá-la sem que o disco de desfaça), depois virar. Deixar aquecer um pouco. Colocar o recheio rapidamente, pois a tapioca não pode ficar muito tempo no fogo, porque não pode ficar muito seca, nem escurecer. Depois de colocar o recheio, fechar a tapioca (no meio), formando uma meia lua. Retirar do fogo e servir em seguida. Salpicar um pouco de pimenta do reino por cima e um fio de azeite. Consumir ainda quente.