Essa massa é realmente muito boa. Fácil de fazer (nunca deu errado! rsrsrs...), saborosa e versátil: com a mesma massa também é possível fazer uma esfirra integral deliciosa!
Quanto ao recheio, há inúmeras possibilidades. Porém, para não se perder em um mar de opções, lembre-se de que embora seja uma massa considerada saudável (pois, possui maior teor de fibras e baixo teor de gorduras e açúcar), sua qualidade nutricional vai variar muito dependendo de quais alimentos forem escolhidos como recheio. O mesmo raciocínio vale para outras receitas como a própria esfirra (aqui no Blog já postei uma recheada com brócolis e ricota: http://nathaliaferreiranutricao.blogspot.com.br/2013/01/esfiha-de-brocolis-massa-1-colher-de.html), a pizza integral (http://nathaliaferreiranutricao.blogspot.com.br/2014/10/pizza-integral.html), o macarrão, etc.
Então, a recomendação é optar por recheios mais saudáveis, como queijos brancos (ex: Minas Frescal, Cottage e ricota), legumes, frango desfiado, etc.
O segredo é colocar a criatividade em ação, sem esquecer, é claro, do equilíbrio e do sabor!!!
Na receita da foto, usei queijo Minas frescal e peito de peru light.
Pão integral recheado
* Ingredientes:
Massa:
2 e 1/3 xícaras de chá de farinha de trigo integral fina
1 e 2/3 xícaras de chá de farinha de trigo comum
1 xícara de chá de água morna
2 colheres de sopa de açúcar mascavo (para aqueles que possuem restrição de açúcar, pode ser utilizado o adoçante em pó próprio para forno e fogão)
3 colheres de sopa de azeite
1 ½ colher de sopa de fermento biológico seco
½ colher de sopa de sal
1 gema
Recheio
Tiras de queijo Minas frescal
Tiras de peito de peru light
* Modo de Preparo:
Dissolva o fermento no açúcar mascavo e junte a água morna, o azeite, o sal e as farinhas aos poucos, até a massa soltar das mãos e formar bolhas (Dica: não acrescentar o sal diretamente na mistura do fermento, para não anular o efeito de crescimento do fermento). Cubra com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa em círculos com aproximadamente 15 cm, recheie com o queijo e o peito de peru light. Feche a massa, formando uma bola. Em um tabuleiro untado e enfarinhado (caso seja antiaderente não será necessário untar e enfarinhar), coloque os pães com as "emendas" para baixo, em contato com o tabuleiro. Pincele os pães com gema batida e uma colher de chá de leite desnatado (misturados) e os leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C, até dourar.
E se quiser pode deixar sem o recheio. Certo?
ResponderExcluirPode sim, Haryni! Fica muito bom!
Excluir